Dicas para dirigir com crianças e ter mais cuidado!

 A maioria dos motoristas já ouviu as principais mensagens sobre o que não fazer ao volante, como dirigir embriagado e enviar mensagens de texto enquanto se dirige, ou tentar acessar o site oficial do Detran PA. Nem todos estão de acordo, mas mesmo assim as mensagens são altas e claras: simplesmente não as faça.

Há, porém, outro tipo de condução distraída cujas regras são menos claras: como lidar com crianças mal-comportadas enquanto se dirige.

Quando você ouve falar em dirigir distraído, você pensa direto em telefones celulares e o conselho é colocar o telefone no porta-malas. Mas quando se trata de crianças como distração, não há uma solução fácil. Não é como se você pudesse colocar seus filhos no porta-malas.

Apesar da falta de clareza nas soluções, realmente tudo se resume a empregar boas práticas parentais - começando com reforço positivo e prevenção, leia mais notícias como essa direto no site IPVA.INF.

Abaixo veja algumas dicas sobre como lidar com crianças que se comportam mal enquanto dirigem.

Fale com seus filhos



Quando seus filhos tiverem idade suficiente para ter uma conversa com você, fale com eles sobre o passeio de carro. Diga coisas como: Dirigir requer muita concentração ou mamãe [ou papai] precisa ser um motorista seguro. 

Estabeleça regras básicas antes do tempo, como estabelecer o carro como uma zona de "sem gritos" e "sem arremessos". Se as crianças quebrarem as regras, imponha conseqüências, como não ter privilégios de TV ou outros privilégios tirados.

Ter uma estratégia para mantê-los ocupados durante toda a viagem. 

Considere quanto tempo seus filhos ficarão no carro, e depois tente criar um ambiente que seja propício ao bom comportamento. Se for um passeio de carro mais curto, tenha uma lista de músicas para cantar, ou incentive-os a jogar jogos simples como os das placas. 

Se for uma viagem de carro mais longa, tente ter outro adulto com você para atender as crianças do banco de trás. Os audiobooks também são uma maneira eficaz de manter as crianças ocupadas durante longos passeios de carro.

Veja aqui dicas de como tirar sua CNH o quanto antes. 

Especialistas em condução segura também apontam que se as crianças forem devidamente seguras em seus assentos de carro, tem menos chances de se comportarem mal).

Reforçar as consequências naturais. 

Muitas vezes, uma criança deixa cair algo no carro e pede aos pais que o peguem. Muitos pais instintivamente alcançam o assento para pegá-lo o que é igualmente ruim.

Você pode muito bem estar enviando uma mensagem de texto. 

Em vez disso, se uma criança jogar ou deixar cair alguma coisa, diga a eles que terão que esperar até que o passeio de carro termine antes que eles o recebam de volta. Isto, é chamado de uma conseqüência natural. 

Coloque esta expectativa à frente do tempo. Antes de começar a dirigir, diga algo como: "Se você deixar cair seu brinquedo enquanto a mãe estiver dirigindo, você não poderá recuperá-lo até que o passeio de carro termine. Não deixe de cumprir essa regra.

Antecipe quando for mais provável que ocorra um mau comportamento. 

Quando as crianças estão com fome ou estressadas, é mais provável que elas reajam de forma negativa. Se possível, tente tomar conta dessas coisas antes de entrar no carro. Considere manter lanches saudáveis e secos, tais como amêndoas no carro para emergências. 

Ou tenha música calmante para acalmar os ânimos quando eles se revoltem.





Comentários

Postagens mais visitadas